Donald Trump assina ordem executiva contra empresas de tecnologia

Presidente dos EUA teve postagem no Twitter marcada como incorreta

Por Da Redação
Ás

Donald Trump assina ordem executiva contra empresas de tecnologia

Foto: JONATHAN ERNST / REUTERS

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou nesta quinta-feira (28), uma ordem executiva contra empresas de tecnologia após ter uma postagem no Twitter marcada como incorreta. A medida pode reduzir as proteções para o setor. Na ação, o ponto principal do documento é a chamada Seção 230 da Lei de Decência nas Comunicações, de 1996, uma espécie de escudo contra ações legais relacionadas ao que é publicado em redes sociais e provedores de internet e que há anos é alvo de questionamentos.

Trump afirmou ainda que as empresas do setor de tecnologia "são como um monopólio", e que elas não terão mais um "escudo" para se proteger das responsabilidades. O presidente também prometeu apresentar projetos de lei para o setor.

Segundo a medida, o Departamento de Comércio terá o poder de definir o escopo de aplicação da lei atual, incluindo a criação de uma ferramenta que permitiria “monitorar” qualquer tipo de viés considerado negativo pelo governo. Isso também pode impactar nas verbas federais destinadas a publicidade nesse tipo de plataforma.

Na terça-feira (26), Trump foi alvo de uma ferramenta desenvolvida pelo Twitter para tentar conter as informações falsas na rede, uma checagem de fatos feita pela empresa e disponibilizada na própria postagem considerada incorreta. No caso, uma fala imprecisa do presidente sobre o voto por correio na Califórnia, chamado por ele de “fraudulento”.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.