DPU e defensoria estadual pedem esclarecimentos à prefeitura sobre vacinação infantil em Salvador
Ação conjunta questiona sobre exigência de cópia de documentos das crianças e responsáveis

Foto: Betto Junior/Secom
Em ação conjunta enviada na última segunda-feira (17), a Defensoria Pública União (DPU) e a Defensoria Pública do Estado da Bahia cobram esclarecimentos da Prefeitura de Salvador e da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) sobre a imunização do público infantil contra a Covid-19.
No ofício, os órgãos questionam sobre a exigência de apresentação de cópia de documentos pessoais da criança e do responsável como condição para a vacinação. Segundo a ação, a condicionante estaria sendo exigida pela equipe de vacinação instalada no Parque da Cidade.
As defensorias defendem que a apresentação de cópia de documentos como condição para a aplicação da vacina “parece desconsiderar a realidade social de boa parte do público-alvo e burocratizar o acesso à vacina”.
Além do pedido de esclarecimentos, o ofício também recomenda que tanto a prefeitura quanto a SMS garantam os recursos necessários para viabilizar a extração de cópias em todos os pontos de vacinação.