Drone entrega pulmão para transplante em apenas 5 minutos
Pulmão e coração são os órgãos que mais podem se beneficiar com aeronave não tripulada

Foto: Reprodução
Um drone modificado carregou um pulmão retirado de um doador no Toronto Western Hospital, no Canadá, até o Toronto General Hospital em apenas cinco minutos. Com a rapidez do transporte, o órgão foi transplantado com sucesso em um paciente com fibrose pulmonar, conforme aponta um artigo publicado na revista científica Science Robotics.
Embora esse não seja o primeiro órgão transportado por drone, pulmões e corações são considerados desafiadores. No entanto, a ação mostrou que o equipamento é um meio eficaz. Atualmente, centenas de pessoas em todo o mundo estão em listas de espera para receber um órgão.
Além da escassez de doadores, muitos órgãos acabam sendo desperdiçados porque não são entregues a um receptor compatível a tempo. O trânsito é um dos muitos obstáculos para levar cada órgão saudável a uma pessoa que se beneficiará dele. Vale ressaltar que os rins podem durar até 48 horas fora do corpo. Corações e pulmões, por sua vez, precisam ser transplantados dentro de 4 a 6 horas após a morte do doador. O drone, portanto, pode ajudar a salvar vidas.