Dupla prevenção

Confira o editorial desta quarta-feira (4)

[Dupla prevenção]

FOTO: Divulgação

A desinformação, no jornalismo e na comunicação principalmente vias redes sociais, cuja disseminação hoje é conhecida como fake news, atinge até mesmo quando o assunto é o novo coronavírus. Nem mesmo com saúde pública, ainda mais diante de um quadro ainda aparentemente distante de uma antídoto, a sempre inescrupulosa mentira toma forma para apenas gerar pânico. 

Então, é nosso dever, enquanto mídia eletrônica essencialmente jornalística e atrelada à veracidade dos fatos: o uso de álcool gel para higiene das mãos como prevenção ao coronavírus é, sim, eficaz, uma afirmação com a chancela do Conselho Federal de Química (CFQ). O vídeo que se alastrou pela internet na última semana foi uma inconsequência de um “químico autodidata”, como o indivíduo se denominava. 

O álcool etílico (etanol) é um eficiente desinfetante de superfícies/objetos e antisséptico de pele, com propriedades para destruir microrganismos. Segundo a entidade, o etanol age rapidamente sobre bactérias vegetativas (inclusive microbactérias), vírus e fungos, sendo a higienização equivalente e até superior à lavagem de mãos com sabão comum ou alguns tipos de antissépticos.

Este é um momento de cautela e de redobrar a atenção à higiene básica, assim como mais um momento pontual para ligar o radar contra o alarmismo e a viralização de fake news.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!