Economia brasileira deve crescer 5,3% em 2021, estima Banco Mundial
Essa é a maior estimativa da instituição para este ano

Foto: Reprodução/Getty Images
O Banco Mundial divulgou nesta quarta-feira (6) que a economia brasileira deve crescer 5,3% neste ano. Essa é a estimativa mais otimista que a instituição divulgou neste ano. Em junho, a projeção era de 4,5% de incremento.
Ainda em meio à pandemia, o país registrou melhora em relação aos últimos meses, mas a perspectiva de crescimento ficou aquém da projeção para o conjunto dos países latino-americanos e caribenhos, que o Banco Mundial estima que deve crescer 6,3% neste ano.
Para 2022 e 2023, a instituição acredita que o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro deve avançar, respectivamente, 1,7% e 2,5% - percentuais também menores que as expectativas para toda a América Latina e Caribe, que a instituição estima que crescerá 2,8%, em 2022, e 2,6%, em 2023.
No relatório, o Banco Mundial afirma que, considerando a média regional, os índices de pobreza (medidos com base em uma renda domiciliar per capita de até US$ 5,50 por dia) aumentaram de 24% para 26,7% em toda a América Latina e Caribe. O que representa “o patamar mais alto em décadas”. Em parte devido aos “devastadores” custos sociais da pandemia.