Economia japonesa entra em recessão e já é pior contração desde a Segunda Guerra
Consumo de famílias caiu 7,6% em relação ao ano anterior

Foto: Reprodução
Com o segundo trimestre do ano, a economia do Japão afundou ainda mais e teve a pior contração desde a Segunda Guerra Mundial depois que a pandemia de Covid-19 atrapalhou os negócios mais do que era esperado.
Considerada a terceira maior economia do mundo, a situação econômica do Japão encolheu 28,1% entre abril e junho, acima da expectativa de uma contração de 27,7%, conforme dados do Produto Interno Bruto (PIB), divulgados nesta terça-feira (8).
A queda também é consequência do pouco consumo das famílias e os salários caindo em julho, à medida que o impacto da pandemia manteve as vendas com fragilidade, mesmo após o bloqueio das medidas ter sido suspensos em maio.
Os dados divulgados hoje mostraram que os gastos das famílias em julho caíram 7,6%, acima do esperado, em relação ao ano anterior. Os salários reais caíram pelo quinto mês consecutivo em julho, apontando para possíveis tensões mais profundas para os gastos do consumidor.
"Não podemos esperar que os bens de capital se fortaleçam muito. As empresas não vão aumentar os gastos quando as perspectivas são tão incertas", disse Hiroshi Miyazaki, economista sênior da Mitsubishi UFJ Morgan Stanley Securities.