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Educação: 95% dos estudantes da rede pública concluem os estudos sem conhecimento de matemática

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Educação: 95% dos estudantes da rede pública concluem os estudos sem conhecimento de matemática

Apenas 5% conseguem resolver problemas com a utilização do Teorema de Pitágoras

Por Da Redação
Educação: 95% dos estudantes da rede pública concluem os estudos sem conhecimento de matemática
Foto: Reprodução/ Agência Brasil

A última avaliação nacional realizada antes da pandemia revelou que 95% dos estudantes terminam a escola pública no Brasil sem o conhecimento esperado de Matemática. Ou seja, apenas 5% dos jovens do 3º ano do ensino médio conseguiram em 2019 resolver problemas com a utilização do Teorema de Pitágoras.  

Com a pandemia de Covid-19, onde os alunos passaram por um ano de escolas fechadas e ensino remoto, a tendência é de que os resultados sejam ainda mais graves. 

Os resultados do Sistema de Avaliação do Ensino Básico (Saeb) 2019 foi feita pela plataforma QEdu e pelo Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede). “A matemática depende muito mais da escola, a leitura você pode viver fora do ambiente escolar, a família pode ajudar mais”, diz o diretor do Iede, Ernesto Faria. 

Segundo ele, o problema só deve se agravar após o período de pandemia porque muitas escolas públicas no Brasil não voltaram ainda ao ensino presencial. “Vão ser bilionário como famílias que vão se preocupar se o aluno não está assistindo uma aula de trigonometria, por exemplo”, completa. 

Faria também pontua que o problema no país é a falta de formação de professor para ensinar matemática em cursos de Pedagogia. “Os professores passam a ensinar o que não sabem às crianças, tenta transmitir regras, algoritmos, sem saber o que aquilo representa”, diz. 

Os dados do Saeb mostram que no 5º ano do ensino fundamental, 47% sabem o que é adequado para a série na disciplina nas escolas públicas. O índice cai para 18% no 9º ano do fundamental e depois para 5% no 3º ano do médio.

Avaliações internacionais, a exemplo do Pisa, também mostram que o Brasil está entre as piores colocações em Matemática, com desemprenho pior do que em Leitura. Em 2019, o ensino médio teve alta de 0,4 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) , passando de 3,8 para 4,2, mas ainda abaixo da meta estipulada pelo governo.

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