Eleições 2022: Google anuncia medidas para combate à desinformação

Novas regras de transparência ficarão vigentes permanentemente

Por Da Redação
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Eleições 2022: Google anuncia medidas para combate à desinformação

Foto: Getty Images

O Google anunciou novas regras para candidatos que desejam fazer propaganda eleitoral no pleito de 2022 na plataforma e, além disso, informou que irá disponibilizar uma ferramenta de transparência para os eleitores com o objetivo de reduzir a disseminação de notícias falsas. A partir do dia 17 de novembro deste ano, anunciantes que desejam divulgar partidos políticos ou candidatos passarão por uma verificação obrigatória para comprovar e identificar o autor da publicidade política.

Entre outras novidades divulgadas pela empresa nesta sexta-feira (15), durante coletiva de imprensa, estão a obrigação de verificação para o anunciante do conteúdo eleitoral, a limitação de personalização dos anúncios e um relatório de transparência sobre as propagandas onde os candidatos terão que divulgar os gastos. “A partir de agora essa política é permanente para qualquer anunciante que deseja fazer anúncio eleitoral no Google. Essa política não vai acabar ano que vem após as eleições”, disse a advogada corporativa do Google, Natália Kuchar.

Além disso, a empresa também definiu a política em relação ao conteúdo dos anúncios, que serão moderados por sistemas automatizados, revisores manuais e canais de denúncia onde os usuários poderão indicar irregularidades. De acordo com o Google, os candidatos anunciantes não poderão segmentar o público-alvo de suas propagandas. Ou seja, alguém que se define como politicamente de direita, por exemplo, não necessariamente receberá mais anúncios de candidatos dessa posição política.

 

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