Eleições acirradas para Presidência do TJ
A eleição para o biênio 2026/2028 será realizada em 19 de novembro

Foto: José Rotonando - Foto/Reprodução
A pouco mais de um mês das eleições para a presidência do Tribunal de Justiça da Bahia, o atual cenário mostra que a corrida será acirrada. Com três candidatos, o atual momento mostra que os desembargadores José Rotondano e Jatahy Fonseca estão na dianteira desde o lançamento das suas candidaturas, com a desembargadora Ivone Bessa correndo por fora na disputa pela principal cadeira da mais antiga corte das Américas.
A eleição para o biênio 2026/2028, será realizada em 19 de novembro. De acordo com uma fonte com livre acesso às salas e corredores do TJ, mesmo com a disputa acirrada entre os dois desembargadores, se detecta uma pequena vantagem para José Rotondano, conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e ex-presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
Segundo essa fonte, Rotondano seria um nome mais palatável e com maior aceitação pelos colegas para ocupar o cargo, fazendo o TJ respirar novos ares. ‘O nome de Rotondano é mais leve e passa longe de qualquer respingo. Ele vem da mesma escola do ex-presidente Carlos Alberto Dultra Cintra, que fez uma gestão de total independência do tribunal”, revela.
Este não vai ser o primeiro confronto eleitoral entre os dois principais concorrentes à presidência do TJ-BA. Anteriormente, Jatahy perdeu para Rotondano o cargo de juiz efetivo do TRE e, também, para o cargo de corregedor-geral do TJ.