Eleições: candidatos se recusam a assumir compromisso com a transparência

Apenas oito candidatos de quatro Municípios da Bahia assumiram o compromisso

[Eleições: candidatos se recusam a assumir compromisso com a transparência]

FOTO: Agência Brasil

Apenas oito candidatos de quatro Municípios da Bahia assumiram o compromisso de transparência do  projeto Frente Cidadã de Combate à Corrupção para as eleições de 2020. Porém, o número ainda é abaixo do esperado pelos eleitores. 

“Os candidatos não se recusam expressamente. A não ser quando são questionados publicamente, e desde que não tenham a chance de dizer que assumirão depois. Qualquer eleitor pode fazer o teste, enviando o documento por mensagem, e verá que, normalmente, o candidato não responde. Já houve casos em que o candidato bloqueou o eleitor em suas redes sociais, devido à insistência por uma resposta”, explica o advogado  da União e voluntário  do projeto, Waldir Santos.

A divulgação da proposta de adesão é feita através dos e-mails da direção dos partidos, que são registrados junto ao Tribunal Superior Eleitoral. O Conselho de Cidadãos solicita aos partidos que a encaminhem aos seus candidatos, mas a experiência anterior, que se repete em 2020, mostrou que raramente os partidos fazem isso.

A inciativa oferece um texto aos candidatos sem a promessa de “lutar pela causa X” ou “propor projeto y”, mas que eles assinem uma adesão a um compromisso formal, impondo algumas obrigações morais, as quais não dependem da decisão da maioria da Câmara, da Assembleia ou do Poder Executivo. 

Por causa das medidas de isolamento contra  a pandemia do coronavirus, o primeiro turno passou de 4 de outubro para 15 de novembro; e o segundo, se houver, de 25 de outubro para 29 de novembro.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!