Em busca do tetra, Bahia encara Fortaleza em busca de um lugar na final do Nordestão
Tricolor chegou nas últimas três decisões, mas ficou com vice em duas delas

Foto: Rafael Machado / Divulgação / EC Bahia
Não há mais tempo de errar para o Bahia na Copa do Nordeste. Neste sábado (24), às 20h30, o Tricolor terá um dos adversários mais difíceis da competição até o momento. Trata-se do Fortaleza, no Castelão, pela semifinal da Copa do Nordeste.
Com o duelo sendo disputado em jogo único, não há vantagem para qualquer uma das duas equipes. Caso o confronto termine igualado nos 90 minutos, a decisão da vaga para a final acontecerá em disputa de penalidades. Quem seguir adiante encara o vencedor do Ceará x Vitória no confronto mais cedo.
O duelo desta noite será o terceiro entre Bahia e Fortaleza em 2021, e curiosamente, todos no mesmo estádio do jogo de hoje. Pela reta final do Brasileirão, o Tricolor fez imponentes 4 x 0 para cima do rival, em fevereiro, com show de Rodriguinho, que marcou três vezes. O resultado foi importante para que o Tricolor baiano encaminhasse a permanência na primeira divisão do Brasileiro e ainda buscasse uma vaga na Sul-Americana. O Leão do Pici deu o troco neste ano, quando bateu o Esquadrão por 2 x 1, no último dia 9, pela fase de grupos da Copa do Nordeste.
Tricampeão da competição nordestina, o Bahia visa chegar a nona final de Copa do Nordeste, o que não deve ser muito complicado se for levar em consideração o ótimo retrospecto da equipe em semifinais. Foram dez participações e oito classificações garantidas. O Tricolor esteve nas últimas três finais, tendo sido campeão em 2017, e vice em 2018 e 2020. Cenário completamente oposto do Fortaleza, que de quatro semifinais disputadas na história, só chegou a final em uma, em 2019, ano do único título do torneio nordestino.
Recorde de público na Fonte Nova e conquista do primeiro caneco
A memória mais afetiva que o torcedor do Bahia tem e se apega para o jogo de hoje, aconteceu em 2001. Na ocasião, o Tricolor baiano superou o cearense na mesma semifinal por 2 a 1, no confronto que registrou o 10º maior público da história da Copa do Nordeste, com 42.437 presentes. O triunfo assegurou vaga na grande decisão contra o Sport, que o Esquadrão venceu por 3 a 1, e conquistou o primeiro caneco da Copa do Nordeste.
Escalação para o confronto
Além de contar com o histórico positivo em semifinais, o Bahia também se agarra ao excelente desempenho do setor de ataque. Com 20 gols anotados, o Tricolor é dono do melhor ataque da competição, sendo o atacante Gilberto o artilheiro isolado do torneio, com sete bolas na rede. O atacante aliás, junto com Rodriguinho e Rossi, são os responsáveis pela metade dos gols do time baiano na competição.
De boa notícia para Dado Cavalcanti será a possibilidade de voltar a contar com seu trio de ataque completo, algo que não foi possível no jogo de meio de semana contra o Montevideo City pela Sul-Americana, já que Rossi estava suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Gabriel Noves, que está negociando uma transferência para o Red Bull Bragantino, e o volante Jonas, que está recuperado de uma lesão também foram relacionados para o jogo decisivo.
A provável escalação do Tricolor para o jogo de hoje deve ser a seguinte:
Friedrich; Nino Paraíba, Conti, Correia e Matheus Bahia; Patrick de Lucca, Thaciano e Daniel; Rodriguinho, Gilberto e Rossi.


