Em entrevista exclusiva, atriz Tóia Ferraz fala da carreira e da relação com a Bahia
Tóia está no elenco da Ilha de Ferro 2, da Globoplay

Uma das revelações da atual dramaturgia, a atriz Tóia Ferraz está em destaque, mais uma vez, na séria 'Ilha de Ferro 2', série original Globoplay. A atriz atuou no primeiro longa-metragem "Todo Carnaval Tem Seu Fim” como protagonista. Em entrevista exclusiva ao Farol da Bahia, Tóia mostra um pouco mais da sua personalidade e talento.
Farol da Bahia: Como é para você lidar com o sucesso após aparecer nas telinhas?
Tóia Ferraz: Acho a palavra sucesso meio perigosa (risos). O trabalho do ator tem tudo a ver com a exposição e o olhar do público, mas isso não pode ser maior que o trabalho em si. Eu tento ter sempre a consciência de que nossa jornada vai ser repleta de sucessos e fracassos, e que ambos têm a mesma importância. O que eu posso dizer é que “Ilha de Ferro” é um trabalho que felizmente teve uma repercussão incrível e acho que quando for pra TV aberta, vai fazer ainda mais barulho. Acredito de verdade no potencial da série!
FB: Interpretar uma personagem que trabalha em um ambiente predominantemente masculino é um desafio? Mostrá-la incentiva que outras mulheres busquem adentrar esse campo de trabalho?
TF: Eu não sei se incentiva, mas definitivamente promove uma reflexão e joga luz sobre essa questão da representatividade. Interpretar a Rocha foi um desafio e ao mesmo tempo um privilégio enorme, porque é muito bonito poder mostrar às mulheres que se colocam de igual pra igual em ambientes que oferecem tantos riscos. Eu tenho profunda admiração por todas as petroleiras que conheci - não é uma vida fácil.
FB: Atuar em uma área completamente diferente da sua formação é um desafio?
TF: Sim, mas é isso que mais me fascina nessa profissão - a possibilidade de viver realidades tão distantes e mergulhar em histórias tão intensas é apaixonante, e faz com que eu me sinta em eterna evolução, como ser humano.
FB: Você já esteve na Bahia? Já teve boas ou más referências e se gosta, o que prefere?
TF: Eu amo a Bahia! Quem não ama? Um dos lugares mais lindos que já fui! Claro que, como todos os outros estados do nosso país, tem suas deficiências e carências mas no geral, a minha impressão é boa, trata-se de um lugar com uma beleza natural incomparável! Berço de muitos artistas importantes do nosso país, e eu acho que isso não é por acaso. A Bahia tem um axé especial!
FB: Poderia deixar um recado para a equipe do Farol da Bahia?
TF: Quem sabe esse recado não possa ser pessoalmente? Seria um sonho pisar em solo baiano num futuro próximo … me aguardem!