Em estratégia para baixar preços, EUA vendem 15 milhões de barris de petróleo em reserva
Atualmente, o país norte-americado tem cerca 400 milhões de barris

Foto: Guilherme Schmidt /Agência Petrobras
Em busca de estratégias para baixar o preço do combustível antes das eleições legislativas de 8 de novembro, onde democratas defendem o controle do Congresso e objetivam maioria inédita no Senado, o governo dos Estados Unidos anunciou, nessa terça-feira (18), a venda de 15 milhões de barris de petróleo de sua reserva estratégica.
Como informou a Casa Branca, o Departamento de Energia vai negociar esses 15 milhões de barris (a última parte de um total de 180 milhões que o presidente Joe Biden aprovou em março), com entrega prevista para dezembro. Além disso, Biden pediu a organização que esteja preparada para vender mais barris do fundo de reserva no inverno, se necessário, para impedir o aumento dos preços.
Hoje, as reservas estratégicas de petróleo bruto dos EUA chegam a cerca 400 milhões de barris. Com a notícia, disseminada em vários veículos de comunicação americanos durante o dia, as cotações do petróleo caíram.
O governo americano ainda ambiciona recomprar este petróleo para suas reservas quando os preços ficarem entre US$ 67 e US$ 72 o barril, e vai solicitar às petrolíferas que derrubem o preço que cobram aos consumidores
Apesar de as medidas já terem sido antecipadas na teleconferência desta terça-feira, Biden é quem as oficializará nesta quarta-feira (19), juntamente com mais ações para baixar o preço da gasolina no país.