Em jogaço com seis gols, Rodallega faz quatro e Bahia bate Fortaleza em Pituaçu

Colombiano é o nome do jogo e encerra tabu de oito partidas sem triunfo do Tricolor no Brasileirão

[Em jogaço com seis gols, Rodallega faz quatro e Bahia bate Fortaleza em Pituaçu]

FOTO: Felipe Santana / EC Bahia

Em um jogaço de seis gols, o colombiano Rodallega foi o nome do triunfo do Bahia por 4 a 2 sobre o Fortaleza, em confronto disputado na noite deste sábado (4), no estádio de Pituaçu, em Salvador, válido pela 19ª rodada do Brasileirão. Com resultado, Tricolor baiano volta a vencer depois de oito partidas de jejum, se mantém na 16ª posição, com 21 pontos, três a mais que o América-MG, primeiro time dentro do Z-4. Já o Leão do Pici segue em terceiro, com 34 pontos.

Foi uma primeira etapa equilibrada em Pituaçu. O Fortaleza chegava com mais perigo no campo de ataque e de forma organizada, explorando principalmente o meio de campo do Bahia, setor mais frágil do Bahia. O Tricolor baiano com mais posse de bola, tentava orquestrar sua partida no contra-ataque, mas demonstrava pouco repertório nas subidas ao ataque, tanto que abusou dos lançamentos para frente, quase sempre buscando Rossi, o que demonstrou certa previsibilidade das ações do time baiano, mas até surtiu efeito.

A primeira boa chance da partida veio acontecer aos dois minuto de jogo. Após Romarinho lançar Robson em profundidade, o atacante bateu cruzado e viu a bola passar com muito perigo pela linha de fundo.

A chance preciosa, porém, chegou para o Bahia fazer o primeiro. Aos 12 minutos, Juninho Capixaba recebeu dentro da área e tentou o cruzamento buscando o atacante, mas Robson interceptou com a mão na bola. O lance só pode ser confirmado após consulta no VAR. Para o azar do Tricolor, Rodriguinho bateu muito mal e jogou para fora.

Após um longo tempo de inatividade entre os dois times, o jogo voltou a ganhar emoção somente aos 30 minutos. Após cobrança de escanteio de Rossi para dentro da área, Luiz Otávio bateu meio desajeitado, quase no ângulo, mas o goleiro Marcelo Boeck fez uma bela defesa, jogando a bola para escanteio.

Mesmo com a partida equilibrada em boa parte dos primeiros 45 minutos, o Bahia começou a crescer no meio para o fim da primeira etapa, tanto que conseguiu abrir o marcador.

Aos 41 minutos, Luiz Otávio lançou Rossi, a zaga do Fortaleza não conseguiu cortar, o atacante tocou para Rodallega, que de frente para o gol bateu na saída de Boeck, e abriu o marcador em Pituaçu.

No retorno para a segunda etapa, o Fortaleza voltou melhor em campo, diante da postura recuada do Bahia no jogo. Porém, não chegou a ser uma postura tão ofensiva.

Aos 12 minutos, a primeira chegada perigosa do Fortaleza aconteceu. Após cruzamento para dentro da área, Lucas Crispim pegou a bola dentro da área e chutou no cantinho, mas viu a bola sair com muito perigo pela linha de fundo.

O Fortaleza até estava melhor no jogo, mas foi o Bahia quem foi mais efetivo no jogo.

Aos 18 minutos, Marcelo Boeck tentou sair jogando no campo de defesa mas tocou errado e deu a bola de graça para Maycon Douglas, que só serviu Rodallega, que com gol vazio empurrou para as redes. 2 a 0 para o Tricolor no jogo.

O gol serviu para dar um ânimo a mais para o Bahia, tanto que o Tricolor encaminhou o resultado do jogo logo cedo.

Aos 20 minutos, Rodallega recebeu cruzamento preciso dentro da área, conseguiu dominar e bateu no canto, para anotar o terceiro, e praticamente matar o jogo.

Até pela grande vantagem construída, o Bahia deu uma certa relaxada em campo, o que permtiu que o Fortaleza conseguisse diminuir o marcador.

Aos 24 minutos, após cobrança de falta do Fortaleza para dentro da área, a zaga do Bahia afastou mal e a bola sobrou nos pés de Pikachu, que bateu de primeira, no cantinho de Matheus Teixeira, e diminuiu para o Fortaleza.

O jogo que tinha tudo para ser de mais facilidade para o Bahia, ganhou contornos dramáticos aos 28 minutos. Após cobrança de escanteio do Fortaleza para dentro da área, a bola sobrou limpa para Matheus Vargas na segunda trave, que testou firme para o gol e fez o segundo do Fortaleza no jogo. 3 a 2 no placar.

Para o azar do Fortaleza, o Bahia estava com Rodallega em noite inspirada. Aos 30 minutos, após novo cruzamento para área do Fortaleza, o atacante matou no peito, bateu para o gol, o goleiro Marcelo Boeck deu rebote, e o matador só empurrou para as redes. 4x Rodallega, e 4 a 2 Bahia no jogo.

Novamente com uma vantagem mais relaxada em campo, o Bahia cedeu mais espaço para o Fortaleza no jogo. Porém, o Leão do Pici já demonstrava sinais de cansaço e sem quaisquer capacidades de voltar a se aproximar do gol. Com isso, não houve nova alteração no placar.

Análise do Bahia na partida

Simplesmente Hugo Rodallega. O nome do triunfo do Bahia na partida desta noite. O colombiano só faltou fazer chover em campo. 4 gols e uma atuação de gala, que põe um peso enorme em Gilberto, curiosamente o artilheiro do Brasileirão com nove gols. Bom para o Bahia, que tem uma boa dor de cabeça para se preocupar. Duas boas opções para alternar, sem uma depender da outra. Agora o problema está com Diego Dabove, que tem a missão de resolver esse pequeno "problema".

Uma atuação bem consistente e finalmente equilibrada do Bahia no Brasileirão, algo que praticamente não aconteceu em 19 rodadas. O Tricolor sofreu mais do que era necessário em uma partida fácil e que nunca deixou de estar controlada. Mais importante, conseguiu jogar dois tempos ao invés de abdicar de um e somente se preocupar com outro. 

É pouco, mas aparentemente devagar, o Bahia já começa a ganhar a cara do novo treinador. O time está nitidamente mais entrosado e organizado em campo. Ainda é uma equipe bastante limitada, mas reconhece suas deficiências e nem por isso deixa de ter uma postura mais ofensiva em campo, sem abrir mão de uma solidificação defensiva. Diego Dabove ainda tem muito trabalho, mas já se nota uma pequena evolução.
 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Maio Roxo: conheça  as doenças inflamatórias intestinais de caráter imunomediado que mais afetam a população! ]

Doença de Crohn e Retocolite Ulcerativa estão entre as principais patologias que acometem mais de 5 milhões de pessoas no mundo e no Brasil

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!