• Home/
  • Notícias/
  • Economia/
  • Em meio a cenário econômico de 2020, vinho brasileiro tem salto histórico de consumo

Em meio a cenário econômico de 2020, vinho brasileiro tem salto histórico de consumo

Consumo per capita registrou aumento de 30%

Por Da Redação
Ás

Em meio a cenário econômico de 2020, vinho brasileiro tem salto histórico de consumo

Foto: Reprodução/Guia da Semana

Em um ano complicado para a economia nacional, o mercado de vinhos foi na direção oposta e deu um salto histórico em 2020. O consumo per capita subiu 30% no Brasil, em meio ao isolamento social, chegando à máxima de 2,78 litros para cada habitante com mais de 18 anos. No entanto, o ano foi especialmente positivo para o nicho de vinhos finos. Segundo a Ideal Consulting, que acompanha a evolução do setor, as vendas desses produtos dobraram.

Excluindo os espumantes da conta, o mercado brasileiro ainda está bastante concentrado nos vinhos de mesa, explica Felipe Gualtaroça, presidente da Ideal Consulting. Esse produto, associado principalmente aos garrafões de 5 litros, mas não mais restrito a eles, representa 63% da produção nacional, enquanto o produto importado abocanha mais 31%. O vinho local produzido a partir de uvas viníferas só representa 6% do consumo total.

Atualmente, as vinícolas locais dominam o mercado nacional de espumantes. Durante a pandemia, esse peso do produto local se ampliou ainda mais: passou de 81%, em 2019, para 84%, no ano passado. Membro do conselho da família Valduga (que reúne seis das principais marcas de vinho e espumantes do País, como Casa Valduga, Casa Madeira e Ponto Nero), Jones Valduga diz que o ano de 2020 “com certeza foi atípico”.

O empresário projeta que será possível manter em 2021 o ritmo de expansão agregado de 25% do ano passado.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.