Entidades que representam caminhoneiros planejam greve a partir de segunda-feira (1º)

Trabalhadores alegam que condições de trabalho estão piores que em 2018

[Entidades que representam caminhoneiros planejam greve a partir de segunda-feira (1º)]

FOTO: Reprodução/Congresso em Foco

Os caminhoneiros planejam uma nova paralisação por tempo indeterminado, começando a partir desta segunda-feira (1º). A categoria reivindica melhores condições de trabalho, protesta contra o aumento do preço do combustível, o marco regulatório do transporte marítimo (BR do Mar) e cobra direito a aposentadoria especial, entre outras pautas. A decisão de promover a greve foi tomada em dezembro do ano passado, em assembleia geral extraordinária do Conselho Nacional do Transporte Rodoviário de Cargas (CNTRC).

O conselho reúne 40 mil caminhoneiros em São Paulo e tem afiliados em outros estados. Entretanto, como são várias as entidades que representam a categoria, ainda não se sabe que tamanho terá a mobilização. Em 2018, no governo do ex-presidente Michel Temer, o grupo realizou uma paralisação que durou dez dias, afetando o sistema de distribuição em todo o país.

Dessa vez, segundo Plínio Dias, presidente do CNTRC, a situação é "pior" do que a que levou à mobilização naquele ano eleitoral. Na semana passada, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) fez um apelo aos motoristas para que adiassem a greve. Bolsonaro declarou que o governo estuda alternativas para reduzir o PIS/Cofins e, por consequência, o preço do diesel, no entanto, o presidente ressaltou que a saída não será fácil.

Dias estima que até 80% dos caminhoneiros podem aderir à mobilização, que também recebe o apoio da Federação Nacional dos Petroleiros (FNP). Tanto o CNTRC quanto a FNP são ligadas à Central Única dos Trabalhadores (CUT). "As nossas pautas, que a gente trabalhou em 2018, a gente ganhou e não levou. O que funciona é só o eixo erguido do pedágio, pra não pagar. Todas as reivindicações de 2018 não vingaram, só uma, que é a do eixo erguido", explicou.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Saiba o motivo de Madonna usar joelheira durante o show no Rio de Janeiro!]

A rainha do pop cancelou show de sua turnê 'Madame X', em 2019, devido ao problema que tem em seu joelho

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!