Em meio à crise Bolsonaro se reúne com o ministro Paulo Guedes

Reunião está agendada para as 14h30 no Palácio do Planalto

Por Da Redação
Ás

Em meio à crise Bolsonaro se reúne com o ministro Paulo Guedes

Foto: Reprodução / Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro (Sem partido) terá uma reunião com o ministro da Economia Paulo Guedes nesta quinta-feira (7), às 14h30, no Palácio do Planalto. O encontro marcado na agenda do presidente vai ocorrer em meio à crise, após as revelações que Guedes mantém uma offshore nas Ilhas Virgens Britânicas, um paraíso fiscal. A pauta da reunião não foi divulgada.

O ministro fez a primeira declaração à imprensa sobre o assunto na noite de quarta-feira (6) ao sair do ministério. Ele não havia se posicionado desde domingo (3), quando a informação sobre a offshore foi revelada. Diante dos jornalistas, Guedes foi sucinto e tentou demonstrar tranquilidade em relação ao caso que motivou críticas nos últimos dias.

Ele falou brevemente enquanto entrava no carro para deixar o ministério. Em imagens registradas por equipe da Record TV, é possível ouvir o ministro dizendo a repórteres: "Estou tranquilo, estou supertranquilo". O ministro respondia a questionamentos sobre a convocação aprovada na Câmara dos Deputados para que explique a situação no Plenário.

Segundo uma investigação de um conglomerado internacional de jornalistas, o ministro mantém uma offshore nas Ilhas Virgens Britânicas. A empresa foi aberta em 2014. A desvalorização do real durante a gestão de Guedes no Ministério da Economia levou o investimento, que era de R$ 35 milhões em agosto de 2015, a ser hoje estimado em mais de R$ 51 milhões.

Explicações aos deputados

Na última quarta-feira (6), uma convocação para que Guedes se explique no Plenário da Câmara dos Deputados foi aprovada, por 310 votos a favor e 142 contra. Se não comparecer, o ministro poderá responder por crime de responsabilidade. Ele também deve ser ouvido em comissões do Senado e da própria Câmara.

O ministro da Economia também já havia sido convocado pela Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados. O pedido de convocação foi aprovado nesta última terça-feira (5), mas a data ainda não foi marcada. Por ter sido convocado, o ministro é obrigado a comparecer à comissão.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário