• Home/
  • Notícias/
  • Economia/
  • Em meio à pandemia, mais de três milhões deixam de contribuir para a Previdência, afirma IBGE

Em meio à pandemia, mais de três milhões deixam de contribuir para a Previdência, afirma IBGE

Contingente de contribuintes encolheu de 58,4 milhões

Por Da Redação
Às

Em meio à pandemia, mais de três milhões deixam de contribuir para a Previdência, afirma IBGE

Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil

Segundo informações da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal (PNAD Contínua), divulgada nesta quinta-feira (6) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aponta que, em 3 meses, mais de 3 milhões brasileiros deixaram de contribuir para a Previdência Social. Os dados analisados são referentes ao 2º trimestre.

De acordo com o IBGE, o número de trabalhadores que contribuem para o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) encolheu de 58,4 milhões no trimestre encerrado em março para 55,2 milhões.

A redução do número de contribuintes ocorre em meio à pandemia provocada pelo novo coronavírus, que tem provocado a eliminação de postos de trabalho no país e um encolhimento recorde no número de brasileiros ocupados.

Em 3 meses, 8,9 milhões de brasileiros ficaram sem trabalho no país. O número de pessoas ocupadas no Brasil teve redução recorde de 9,6% em relação ao trimestre encerrado em março, somando 83,3 milhões de pessoas, menor nível da série histórica iniciada em 2012.

A redução de contribuintes não foi maior porque a maior quantidade de postos de trabalho perdidos foram de pessoas que atuam na informalidade, ou seja, não costumam contribuir para instituto de previdência.

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.