Em meio ao tarifaço de Trump, Dólar fecha em alta e Ibovespa cai
Dólar fechou cotado a R$ 5,5479, e o Ibovespa encerrou aos 136.187 pontos

Foto: Marcello Casal jr/Agência Brasil
O dólar fechou em uma pequena alta de 0,1% nesta sexta-feira (11), com cotação de R$ 5,5479. Já o Ibovespa, principal índice de desempenho das ações da bolsa de valores brasileira, terminou o dia em queda de 0,41%, aos 136.187 pontos.
O anúncio das novas tarifas de 50% contra importações brasileiras feito pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, continuou afetando os mercados, enquanto especialistas e investidores tentavam identificar os possíveis impactos nos diferentes setores da economia.
Nesta sexta-feira, Trump disse que deve falar com o presidente Lula (PT) "em algum momento, mas não agora". O republicano afirma que o Brasil tem tratado o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) de forma injusta, principalmente no que diz respeito às investigações sobre a suposta tentativa de golpe.
Investidores esperam para saber quais serão os próximos passos do governo brasileiro em relação ao tarifaço, especialmente após Lula prometer acionar a Lei de Reciprocidade Econômica.
Caso o governo Lula não consiga uma negociação com o norte-americano, a nova tarifa, que entra em vigor a partir de 1º de agosto, deve afetar diretamente setores estratégicos da economia nacional.
LEIA TAMBÉM:
STF não vai se manifestar sobre taxação de Trump contra o Brasil
Trump divulga novas tarifas de até 30% para seis países; confira a lista
Alckmin critica possível tarifa dos EUA sobre produtos brasileiros