• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Em PL, deputado propõe aumentar poderes do Executivo em crises sanitárias

Em PL, deputado propõe aumentar poderes do Executivo em crises sanitárias

O projeto não foi aprovado em regime de urgência na Câmara dos Deputados

Por Da Redação
Ás

Em PL, deputado propõe aumentar poderes do Executivo em crises sanitárias

Foto: Reprodução

Um projeto de lei, protocolado pelo  líder do PSL na Câmara, Vitor Hugo (GO),  pode dar ao presidente Jair Bolsonaro o poder de acionar o dispositivo de Mobilização Nacional durante a pandemia. O projeto não foi aprovado em regime de urgência na Câmara dos Deputados.

Com isso, no caso de crise sanitária, o presidente poderia intervir nos estados e derrubar restrições impostas por governadores, como lockdowns e decretos de toque de recolher. 

O mecanismo é previsto na Constituição e foi regulamentado em lei específica para tempos de guerra, como esclareceu o deputado. Vitor Hugo garantiu que nenhum direito ou garantia individual é afastado em caso de acionamento da Mobilização Nacional. 

O deputado esclarece que este projeto já estava sendo elaborado há um tempo e não tem nenhum tipo de relação com as últimas mudanças feitas em cargos do Poder Executivo e que o Requerimento de Urgência foi apresentado na segunda-feira (29). 

"Essa medida é menos gravosa do que a decretação do Estado de Sítio, Estado de Defesa ou Intervenção Federal, porque ela não possui afastamento de nenhuma das garantias fundamentais de nenhum cidadão", disse o parlamentar. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.