• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Emissões de CO2 na área de construção civil atinge novo recorde, diz ONU

Emissões de CO2 na área de construção civil atinge novo recorde, diz ONU

Setor foi responsável por mais de 34% da demanda de energia em 2021

Por Da Redação
Às

Emissões de CO2 na área de construção civil atinge novo recorde, diz ONU

Foto: OIT/Marcel Crozet

Lançado na Conferência das Partes sobre o Clima (COP27), no Egito, o Relatório de Status Global de Edificação e Construção de 2022 mostra que o aumento global da construção civil elevou as emissões de CO2 para uma alta histórica de 10 gigatoneladas. Assim, o setor está fora do caminho para cumprir as promessas de descarbonização até 2050, de acordo com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma).

Segundo o documento, o setor foi responsável por mais de 34% da demanda de energia e cerca de 37% das emissões de CO2 relacionadas à energia e processos em 2021. Apesar do aumento em 16% no investimento em eficiência energética, o consumo de energia e as emissões de CO2 do setor de construção civil se recuperaram da pandemia para um recorde histórico.

Em 2021, essas emissões foram 5% maiores do que em 2020 e 2% a mais do que o pico pré-pandemia em 2019. De acordo com o Pnuma, em 2021, a demanda por aquecimento, refrigeração, iluminação e equipamentos em edifícios aumentou cerca de 4% em relação a 2020 e 3% em relação a 2019, indicando que a lacuna entre o desempenho climático do setor e a necessidade de descarbonização até 2050 está aumentando.

A diretora executiva da agência, Inger Andersen, disse que anos de alertas sobre os impactos das mudanças climáticas se tornaram uma realidade. Para ela, “se não cortarmos rapidamente as emissões, conforme o Acordo de Paris, teremos problemas ainda maiores”.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário