Emmanuel Macron abre festival 'Brasil-França: Diálogo com África' em Salvador
Presidente francês fará um tour pelo Centro Histórico da capital baiana ao lado de Jerônimo Rodrigues

Foto: Ricardo Stuckert/PR
O presidente da França, Emmanuel Macron, abrirá o Festival “Nosso Futuro Brasil-França: Diálogos com África”, no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM), nesta quarta-feira (5), em Salvador. Antes, ele fará um tour oficial pela cidade, guiado pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT). O evento também contará com as presenças da ministra da Cultura, Margareth Menezes e do prefeito Bruno Reis (UB).
O festival abre a Temporada França-Brasil, que vai até 8 de novembro e celebra laços culturais entre Brasil, França e África. Entre os temas a serem debatidos estão cidades inclusivas e sustentáveis, justiça territorial, inclusão social, igualdade de gênero e culturas afrodescendentes.
Depois da visita a Salvador, Macron segue para Belém, no Pará, nesta quinta-feira (6), para uma reunião de líderes antes da COP 30, que será na mesma cidade de 10 a 21 de novembro.
Depois da passagem no Brasil, o presidente francês viajará para o México, onde fica até 7 de novembro, em visita oficial à presidente Claudia Sheinbaum.
Veja a programação desta quarta-feira
9h30-13h00: “Cooperação descentralizada e questões climáticas”.
14h-16h - “Cidades do Invisível: Espiritualidades Vivas e Saberes Ancestrais diante dos Desafios Urbanos”, em parceria com a Casa do Benin.
14h-15h30: Conferência do projeto “Memórias comuns: cultura, patrimônio e territorialidades” (Capes/Cofecub, FAUFBA).
15h30-17h00: “O que nossas cidades têm em comum? Presentes e futuros em partilha e em disputa (programa urbBA[25])”, Seminário Urbanismo na Bahia, organizado pelo Lugar Comum, Grupo de Pesquisa em Urbanismo e Direito à Cidade da FAUFBA.
18h00-19h15: Evento de Abertura: “Um mundo em partilha”
Sessão plenária
Museu de Arte Moderna da Bahia Abertura com encontro com jovens ativistas das três regiões geográficas, o presidente da República Francesa, Emmanuel Macron, e a ministra da Cultura do Brasil, Margareth Menezes, seguido de debate com jovens participantes representando os três continentes.
Moderação: Achille Mbembé e Leda Maria Martins, poeta, ensaísta, dramaturgo
Intervenção Slamada em português e francês de Slam das Minas e Noferima Fofana, campeã mundial de slam.


