Empresas varejistas de bebidas crescem durante pandemia de Covid-19
Número é 76% superior que o período de 2019

Foto: Reprodução/ Agência Brasil
Entre janeiro e outubro deste ano, o Brasil registrou cerca de 48,4 mil novas distribuidoras varejistas de bebidas. O número é 76% superior ao contabilizado no mesmo período de 2019, quando houveram 27,5 mil empresas abertas do mesmo seguimento. O novos empreendimentos e a taxa de crescimento são os maiores desde 2010, início da série histórica. Os dados são da Receita Federal e foram analisados pelo Metrópoles.
O número de novas distribuidoras de bebidas tem crescido anualmente, com exceção de 2018 que se manteve estável, contudo, ao longo dos 10 anos o país não registrava um aumento tão forte quanto esse período de pandemia, tempo em que a população cumpriu quarentena em todo o país em razão da Covid-19.
Essa elevação de comércios varejistas de bebidas acompanha o crescimento do consumo de álcool no país, que apresentou alta durante a pandemia do novo coronavírus, segundo levantamentos divulgados. De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), divulgada em 18 de novembro, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revelou que 26,4% da população adulta afirmou ter bebido semanalmente em 2019, ante 23,9% em 2013.
Outro estudo, feita pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opan), indicou que 42% dos brasileiros relataram o alto consumo de bebida alcoólica durante a pandemia de Covid-19. Os dados foram coletados entre maio e junho deste ano.


