Enem 2020: Candidatos com deficiência visual terão leitura em tela na prova
Recurso deve ser solicitado até o dia 22 de maio

Foto: Agência Brasil
Candidatos com deficiência visual podem solicitar durante o processo de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a leitura em tela para a prova deste ano. O recurso deve ser solicitado até o dia 22 de maio. Segundo o Ministério da Educação, um software possibilita a leitura de textos que estão na tela do computador, ao converter, por meio de voz sintetizada, tudo o que aparece escrito no monitor.
Com isso, os candidatos com cegueira, surdocegueira, baixa visão ou visão monocular têm mais autonomia porque podem ler a prova na ordem em que desejarem, repetir a leitura quantas vezes considerarem necessário ou retomarem uma questão no ponto em que escolherem. Esses participantes devem informar, durante a inscrição, se usam aparelho auditivo ou implante coclear, o que dispensa a vistoria nos dias da prova, por parte do aplicador.
O Enem deste ano tem diversos recursos de acessibilidade. Todas as solicitações devem ser realizadas no ato da inscrição. Já o Enem Digital terá aplicação-piloto e, por isso, não oferece recursos de acessibilidade em 2020.