Enem: Primeira prova de Linguagens, Ciências Humanas e Redação será aplicada no domingo (9); confira
Portões abrem ao meio-dia e fecham às 13h

Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 será aplicado no próximo domingo, dias 9, e no dia 16 de novembro em todo o país. Em Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, as provas serão realizadas em 30 de novembro e 7 de dezembro.
No primeiro domingo (9), o exame terá 90 questões objetivas de Linguagens e Ciências Humanas, além da redação. No segundo (16), serão aplicadas 90 questões de Matemática e Ciências da Natureza.
Nos dois dias, os portões abrem ao meio-dia e fecham às 13h. A prova começa às 13h30, no horário de Brasília. Após o fechamento dos portões, não será permitida a entrada de candidatos.
No primeiro dia, o exame termina às 19h, com duração total de 5h30. No segundo, vai até 18h30, totalizando 5 horas.
A saída sem o caderno de questões é permitida apenas a partir das 15h30. Para levar o caderno, o candidato precisa aguardar até os 30 minutos finais — após 18h30 no primeiro domingo e 18h no segundo.
Em estados com fuso diferente de Brasília, o horário de início será ajustado:
Amazonas, Roraima, Rondônia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul: prova começa às 12h30 (horário local);
Acre: início às 11h30 (horário local).
O Inep recomenda verificar o fuso do município onde o candidato fará o exame, especialmente se for diferente do local de residência.
Tempo adicional
Participantes com atendimento especializado e direito a tempo extra terão prazos ampliados:
Até 20h no 1º domingo e 19h30 no 2º;
Videoprova em Libras: até 21h no 1º e 20h30 no 2º.
Deslocamento
O Inep orienta os candidatos a planejar o trajeto até o local de prova e chegar a partir do meio-dia. É recomendado simular o percurso antes do exame, considerando que aos domingos o trânsito e o transporte público podem ter horários reduzidos.


