Equipe de buscas encontra navio que naufragou em 1915 na Antártica

Endurance foi comandado pelo explorador Ernest Shackleton e naufragou em novembro de 1915

Por Da Redação
Às

Equipe de buscas encontra navio que naufragou em 1915 na Antártica

Foto: National Geographic/Divulgação

Uma equipe de buscas encontrou os destroços do navio Endurance, que naufragou na Antártica, no Polo Sul, em novembro de 1915. As ruínas da embarcação foram encontradas há mais de 3.000 metros de profundidade. O anúncio da descoberta foi feito nesta quarta-feira (9). 

Quando naufragou, o Endurance era comandado pelo explorador Ernest Shackleton. Com três mastros, o navio afundou quando o capitão tentava fazer a primeira travessia por terra da Antártica.

No mesmo ano do naufrágio, 1915, o capitão Frank Worsley definiu a localização do Endurance. A embarcação foi encontrada a cerca de seis quilômetros da posição descrita pelo capitão.

A missão responsável pelo feito chama-se Endurance22, e foi organizada por um fundo das Ilhas Malvinas que emprega veículos subaquáticos com câmeras de alta definição e scanners para rastrear o que há no fundo do mar.

As imagens obtidas através dos veículos mostram que o navio está em boas condições - é possível ver, nitidamente, o nome da embarcação. “Estamos muito felizes pela nossa sorte, esse é, de longe, o melhor naufrágio de navio de madeira que já vi, está intacto, em um estado brilhante de conservação”, disse Mensum Bound, diretor da expedição.

O grupo responsável por encontrar o Endurance trabalha em uma embarcação sul-africana que quebra gelo, a Agulhas II, e é liderado pelo explorador britânico John Shears.

Além de buscar o naufrágio, a equipe também pesquisa efeitos da mudança climática.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.