Erro do horário de verão: entenda por que alguns celulares ainda mudam o relógio no Brasil
No último domingo (7), usuários afirmaram que seus celulares estavam com a hora adiantada

Foto: Reprodução/G1
Os celulares possuem mecanismos para alterar automaticamente o relógio quando países entram ou saem do horário de verão. O Brasil, já não adota a mudança desde 2019, ainda assim, alguns usuários continuam tendo seus smartphones alterados.
No último domingo (7), usuários afirmaram que seus celulares estavam com a hora adiantada. Isso acontece porque o horário de verão, em 2018, a última vez em que esteve em vigor, teve início no primeiro fim de semana de novembro. Desde então, alguns celulares continuam fazendo a mudança.
O erro, geralmente é registrado em celulares com sistema operacional Android, porque alguns deles ainda estão programados para o padrão de 2018.
De acordo com o Google, para garantir que o relógio esteja na hora exata, eles utilizam o banco de dados global da Autoridade para Atribuição de Números de Internet (IANA, na sigla em inglês). A entidade organiza padrões numéricos na internet, como fusos horários e endereços IP.
A mudança que fez o banco de dados se adequar para o fim do horário de verão no Brasil, na qual já foi liberada nos celulares Android por meio de atualização.
"Alguns celulares podem não ter recebido a informação necessária para evitar que o relógio dos aparelhos fosse alterado automaticamente", disse o Google.
O Google também alerta que o erro no relógio pode acontecer novamente no terceiro domingo de fevereiro de 2022, quando estaria previsto o fim do horário de verão se ele ainda estivesse valendo.