/

Home

/

Notícias

/

Economia

/

Escassez de contêineres afeta produtores em todo o mundo

Notícias
Economia

Escassez de contêineres afeta produtores em todo o mundo

Segundo representantes do setor, ainda existe falta de estrutura nos portos para atender toda à demanda

Por Da Redação
Escassez de contêineres afeta produtores em todo o mundo
Foto: Reprodução/R7

Após meses em paralisação devido à pandemia da Covid-19, o retorno das atividades comerciais veio mais forte do que o translado de mercadorias por contêineres e navios que estava preparado para suprir. Isso fez com que, o preço dos fretes se elevassem e aumentassem os prazos para a exportação e importação de produtos, afetando  produtores em todo o mundo.

Dessa forma, a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) enviou um ofício ao ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, solicitando ações de curto prazo para resolver esses problemas. A carta também foi assinada por entidades do setor.

A falta de contêineres ocorre, principalmente, por conta da alta demanda nos grandes portos exportadores, como Ásia, Estados Unidos e a Europa, que atraem os armadores por serem mais rentáveis comparado a outros países, como o Brasil, como explica Wagner Rodrigo Cruz de Souza, diretor executivo da Associação Brasileira dos Terminais Retroportuários e das Empresas Transportadoras de Contêineres (ABTTC).

Segundo Souza, no ápice da pandemia, estas nações não estavam exportando com a intensidade atual e o Brasil não tinha problemas. Atualmente, a concorrência acirrada acabou levando mais contêineres e navios para essas outras rotas.

De acordo com representantes do setor, ainda existe falta de estrutura nos portos para atender toda à demanda.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário
Eu li e aceito osPolítica de Privacidade.
© 2018 NVGO
redacao@fbcomunicacao.com.br
(71) 3042-8626/9908-5073
Rua Doutor José Peroba, 251, Civil Empresarial, 11º andar, Sala 1.102