Escassez de contêineres afeta produtores em todo o mundo
Segundo representantes do setor, ainda existe falta de estrutura nos portos para atender toda à demanda
Após meses em paralisação devido à pandemia da Covid-19, o retorno das atividades comerciais veio mais forte do que o translado de mercadorias por contêineres e navios que estava preparado para suprir. Isso fez com que, o preço dos fretes se elevassem e aumentassem os prazos para a exportação e importação de produtos, afetando produtores em todo o mundo.
Dessa forma, a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) enviou um ofício ao ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, solicitando ações de curto prazo para resolver esses problemas. A carta também foi assinada por entidades do setor.
A falta de contêineres ocorre, principalmente, por conta da alta demanda nos grandes portos exportadores, como Ásia, Estados Unidos e a Europa, que atraem os armadores por serem mais rentáveis comparado a outros países, como o Brasil, como explica Wagner Rodrigo Cruz de Souza, diretor executivo da Associação Brasileira dos Terminais Retroportuários e das Empresas Transportadoras de Contêineres (ABTTC).
Segundo Souza, no ápice da pandemia, estas nações não estavam exportando com a intensidade atual e o Brasil não tinha problemas. Atualmente, a concorrência acirrada acabou levando mais contêineres e navios para essas outras rotas.
De acordo com representantes do setor, ainda existe falta de estrutura nos portos para atender toda à demanda.