• Home/
  • Notícias/
  • Salvador/
  • Escolas Criativas Boca de Brasa iniciam novo ciclo formativo com 600 participantes em Salvador

Escolas Criativas Boca de Brasa iniciam novo ciclo formativo com 600 participantes em Salvador

Aula inaugural reúne todos os polos da iniciativa, com apresentações artísticas, debates e relatos de ex-alunos

Por Da Redação
Às

Escolas Criativas Boca de Brasa iniciam novo ciclo formativo com 600 participantes em Salvador

Foto: Valter Pontes/Secom

A Fundação Gregório de Mattos (FGM) promove neste sábado (20) a aula inaugural das Escolas Criativas Boca de Brasa, marcando o início oficial do ciclo de formação artística para 600 participantes distribuídos em seis polos da cidade. O evento será realizado a partir das 14h, no Espaço Cultural Boca de Brasa Subúrbio 360, e inclui apresentações artísticas, mesa de debate e relatos de ex-alunos.

O programa Boca de Brasa, criado pela FGM em 1986 e retomado em 2013, visa identificar e impulsionar talentos artísticos nas periferias de Salvador. Nesta edição, são oferecidos cursos gratuitos de dança, teatro, música, audiovisual e produção cultural, com o objetivo de capacitar jovens, artistas e profissionais da cultura para transformar seu potencial criativo em oportunidades de carreira.

A aula inaugural contará com falas institucionais da vice-prefeita e secretária municipal de Cultura e Turismo, Ana Paula Matos, e do presidente da FGM, Fernando Guerreiro. Além disso, artistas e personalidades da cena cultural baiana, como Evaldo Macarrão, Valdineia Soriano e Caboclo Cobre, participarão de palestras para compartilhar suas trajetórias, com mediação do coreógrafo e produtor cultural Elivan Nascimento.

Ao longo do ciclo formativo, os alunos poderão aplicar os conhecimentos adquiridos e apresentar suas produções em grandes eventos culturais da cidade, incluindo o Palco Aberto Boca de Brasa, em janeiro de 2026, e o Movimento Boca de Brasa, festival que integra a programação do aniversário de Salvador, em março.

As Escolas Criativas Boca de Brasa são realizadas em parceria da FGM com a Pontos Diversos – Associação para Promoção da Diversidade e Inclusão Sociocultural e Ambiental, o Instituto Ceafro e a Fundação Aliança, com financiamento da Prefeitura de Salvador e da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.