Escolas Criativas Boca de Brasa iniciam novo ciclo formativo com 600 participantes em Salvador
Aula inaugural reúne todos os polos da iniciativa, com apresentações artísticas, debates e relatos de ex-alunos

Foto: Valter Pontes/Secom
A Fundação Gregório de Mattos (FGM) promove neste sábado (20) a aula inaugural das Escolas Criativas Boca de Brasa, marcando o início oficial do ciclo de formação artística para 600 participantes distribuídos em seis polos da cidade. O evento será realizado a partir das 14h, no Espaço Cultural Boca de Brasa Subúrbio 360, e inclui apresentações artísticas, mesa de debate e relatos de ex-alunos.
O programa Boca de Brasa, criado pela FGM em 1986 e retomado em 2013, visa identificar e impulsionar talentos artísticos nas periferias de Salvador. Nesta edição, são oferecidos cursos gratuitos de dança, teatro, música, audiovisual e produção cultural, com o objetivo de capacitar jovens, artistas e profissionais da cultura para transformar seu potencial criativo em oportunidades de carreira.
A aula inaugural contará com falas institucionais da vice-prefeita e secretária municipal de Cultura e Turismo, Ana Paula Matos, e do presidente da FGM, Fernando Guerreiro. Além disso, artistas e personalidades da cena cultural baiana, como Evaldo Macarrão, Valdineia Soriano e Caboclo Cobre, participarão de palestras para compartilhar suas trajetórias, com mediação do coreógrafo e produtor cultural Elivan Nascimento.
Ao longo do ciclo formativo, os alunos poderão aplicar os conhecimentos adquiridos e apresentar suas produções em grandes eventos culturais da cidade, incluindo o Palco Aberto Boca de Brasa, em janeiro de 2026, e o Movimento Boca de Brasa, festival que integra a programação do aniversário de Salvador, em março.
As Escolas Criativas Boca de Brasa são realizadas em parceria da FGM com a Pontos Diversos – Associação para Promoção da Diversidade e Inclusão Sociocultural e Ambiental, o Instituto Ceafro e a Fundação Aliança, com financiamento da Prefeitura de Salvador e da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB).