• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Esposa e filho de Binho Galinha são presos em operação policial; deputado está foragido e é procurado

Esposa e filho de Binho Galinha são presos em operação policial; deputado está foragido e é procurado

Deputado e outros nove indivíduos são alvos de mandados de prisão e busca e apreensão em decorrência da 'Operação Estado Anômico'

Por Da Redação
Às

Atualizado
Esposa e filho de Binho Galinha são presos em operação policial; deputado está foragido e é procurado

Foto: Reprodução/Redes Sociais

O deputado estadual Kléber Cristian Escolano de Almeida, conhecido como Binho Galinha, do Partido Renovação Democrática (PRD), é o principal alvo da "Operação Estado Anômico", iniciada na manhã desta quarta-feira (1°), em Salvador, Feira de Santana e São Gonçalo dos Campos. Ele é apontado pela polícia como líder de uma organização criminosa, envolvida em crimes como lavagem de dinheiro, jogo do bicho, agiotagem, receptação qualificada, comércio ilegal de armas e associação para o tráfico

• VÍDEO: imagens mostram momento em que Polícia Federal e Ministério Publico chegam à casa do deputado Binho Galinha

A esposa do deputado, Mayana Cerqueira da Silva, e o filho dele, João Guilherme Cerqueira da Silva Escolano, foram presos nesta manhã, além de outras seis pessoas que também tiveram mandados de prisão preventiva decretados pela Justiça. Até a publicação desta reportagem, o deputado estadual ainda não havia sido localizado pela polícia, e é considerado foragido.

Além das prisões, também são cumpridos mandados de busca e apreensão em endereços residenciais relacionados aos investigados e uma empresa. Essas decisões judiciais também são cumpridas entre as três cidades onde a operação foi iniciada. 

Segundo as investigações, a organização criminosa liderada por Binho Galinha atua com uma estrutura complexa. As apurações ainda indicam que, mesmo sob medidas cautelares, o parlamentar manteve liderança do grupo, e utilizava empresas de fachada e "laranjas" para movimentar recursos.

Em união ao cumprimento dos mandados, a Justiça também determinou o bloqueio de até R$ 9 milhões em bens dos investigados e a suspensão das atividades de uma empresa usada para lavagem de dinheiro.

A operação lançada na manhã desta quarta é um desdobramento da "Operação El Patrón", lançada em dezembro de 2023, que já resultou em denúncias do Ministério Público da Bahia (MPBA) contra 15 pessoas, incluindo o deputado e familiares.

A Operação Estado Anômico ocorre de forma conjunta pelo MPBA, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (Gaeco); pela Polícia Federal, Receita Federal e pela Secretaria de Segurança Pública (SSP), através da Força Correcional Integrada (Force) e da Corregedoria da Polícia Militar.

LEIA TAMBÉM:
Audiência da Operação El Patrón é adiada para novembro por falta de testemunha
PF apreende documentos em casa de deputado estadual Binho Galinha, apontado como chefe de milícia na BA
PMBA nega ter condecorado o deputado estadual 'Binho Galinha' com título de 'Amigo da Polícia Militar da Bahia'
Operação ‘El Patrón’: Binho Galinha se pronuncia após desdobramento da investigação
STF determina continuação da Operação 'El Patrón'; deputado Binho Galinha é um dos alvos
Caso Binho Galinha: Adolfo pressiona líderes para instalação de Comissão de Ética na Alba

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.