• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Após estados anunciarem flexibilização do isolamento social Fiocruz alerta para período de circulação da SRAG

Após estados anunciarem flexibilização do isolamento social Fiocruz alerta para período de circulação da SRAG

A Síndrome respiratória aguda grave costuma ser maior nos meses de junho, julho e agosto

Por Da Redação
Às

Após estados anunciarem flexibilização do isolamento social Fiocruz alerta para período de circulação da SRAG

Foto: Reprodução/Internet

O anúncios de flexibilização das medidas de isolamento contra o coronavírus, feitos em vários estados, estão ocorrendo na época em que há maior circulação de vírus respiratórios no país, de acordo com as séries históricas do InfoGripe, sistema de monitoramento da Fiocruz. Com base na avaliação dos dados no período de 2010 a 2015 e o ano de 2017. Os últimos anos considerados pela fundação como "regulares". 

A incidência de SRAG (Síndrome respiratória aguda grave), que está associada à circulação dos vírus respiratórios, costuma ser maior exatamente nesta época em grande parte do país. Para entender padrões de circulação de vírus respiratórios, o país é classificado em quatro "regionais": norte, sul, central e leste. Os períodos de maior ou menor circulação coincidem com características climáticas, explica Marcelo Gomes, coordenador do InfoGripe.

"Os padrões são distintos. A gente não tem um território homogêneo em termos de vírus respiratórios porque o clima não é homogêneo. Esse é o principal fator", explica Gomes. Para ele, partindo de um ponto de vista epidemiológico e de saúde pública, uma abertura agora é precipitada e arriscada.

"Em termos de vírus respiratórios, quanto mais a gente interage, do ponto de vista populacional, com outras pessoas, quanto mais circula na cidade, frequenta ambientes com maior número de pessoas, mais fácil é a transmissão. Então a gente está facilitando [ao abrir]", avalia.

Reaberturas pelo Brasil

Em Pernambuco, o governo decidiu nesse domingo (31), que não dará continuidade a quarentena no Grande Recife. Na Bahia, várias prefeituras decidiram reabrir os comércios a partir desta segunda (1°) ou estudam a medida. Outras já haviam feito o mesmo. Retomadas semelhantes também foram determinadas ou são planejadas no Rio Grande do Norte, no Espírito Santo e no Ceará, onde comerciantes furaram o lockdown (bloqueio total) no sábado (30). 

Na semana passada, o governo do Paraná estabeleceu regras para o funcionamento de shoppings e centros comerciais. Em São Paulo, o governo anunciou flexibilizações e aberturas econômicas a partir desta segunda. Em Porto Alegre, a prefeitura liberou o funcionamento de bares, restaurantes, shoppings e museus, com restrições, no dia 19. Já em Belo Horizonte, o chegou a iniciar a abertura gradual no dia 25, mas decidiu não dar prosseguimento a retomada. 

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.