Estatal russa para de fornecer gás para a Letônia
Decisão ocorre após empresa apontar que seguiria pagando em euro, não em rublos

Foto: Reprodução/Pixabay
Um dia após uma empresa de gás da Letônia afirmar que seguia pagando a Rússia em euros, e não em rublos, como exigido por Moscou, a estatal russa Gazprom anunciou que parou de fornecer o combustível ao país.
O país báltico é membro da União Europeia (UE), que planeja fazer cortes no fornecimento de energia russa. Como justificativa, a Rússia apontou que foram feitas violações das condições de compra.
“Hoje, a Gazprom suspendeu seu fornecimento de gás à Letônia (…) devido a violações das condições”, publicou a empresa no Telegram, sem especificar qual condição havia sido violada.
Nesta sexta-feira (29), a empresa de energia letã Latvijas Gaze informou que seguia comprando gás da Rússia e pagando em euros. Mas, em março, Vladimir Putin, presidente russo, havia determinado que países considerados hostis a Moscou teriam que pagar em rublos pelo gás.
Além da Letônia, o fornecimento de gás também foi cortado já para a Polônia, Bulgária, Finlândia, Holanda e Dinamarca.