Estiagem no Sul provoca prejuízos no setor agrícola

No total, 96 municípios já publicaram decretos de emergência

Por Da Redação, Agência Brasil
Ás

Estiagem no Sul provoca prejuízos no setor agrícola

Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

O setor agrícola na região sul do Brasil apresenta prejuízos em decorrência da estiagem. Até o momento, 110 municípios relataram sofrer efeitos do desastre ambiental, 96 tendo publicado decreto de situação de emergência. Somente no Rio Grande do Sul, 138,8 mil propriedades rurais foram afetadas e mais de 5 mil famílias não têm acesso à água. 

Já no Paraná, em que a expectativa era de que chovesse 2.029,6 milímetros (mm), choveu apenas 941,2 mm em dezembro. Em Santa Catarina, as regiões mais afetadas pela estiagem são o extremo oeste, o oeste e o meio oeste do estado, em que a média de precipitação foi de 20, 31 e 46 milímetros, respectivamente, ante o esperado, de 150 mm.

O governo de Santa Catarina tem como preocupação a safra de milho, que deve impactar diretamente as cadeias produtivas de carne e leite. Segundo o secretário da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural do estado, Altair Silva, a safra pode apresentar redução de até 50%. 

“Nós esperávamos uma safra voltando à normalidade com 2,7 milhões de toneladas colhidas, já estamos revendo esses números e talvez nossa colheita não passe de 1,9 milhão de toneladas”, afirmou.

Representantes dos estados do Sul, além do Mato Grosso do Sul, cuja parte do território também sofre com a estiagem, se reuniram com um representante do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para pedir ajuda ao governo federal. Os estados pedem que seja criado um crédito emergencial para os produtores que perderem a renda. 

Além disso, também é requerida a liberação do Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro) para atender os agricultores. O programa retira as obrigações financeiras relativas a operação de crédito rural de custeio, caso liquidação seja dificultada pela ocorrência de fenômenos naturais que atinjam rebanhos e plantações, como no caso da estiagem vivida.

Uma reunião com o ministério deve acontecer nesta semana para definir as ações. Além disso, a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, deve visitar os estados do Sul nos próximos dias.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário