• Home/
  • Notícias/
  • Saúde/
  • Estudo aponta que Europa pode ter epidemia de câncer na próxima década

Estudo aponta que Europa pode ter epidemia de câncer na próxima década

Pandemia pode ter contribuído para este resultado

Por Da Redação
Ás

Estudo aponta que Europa pode ter epidemia de câncer na próxima década

Foto: Unsplash

O continente europeu pode viver uma epidemia de câncer na próxima década, segundo alertou uma nova publicação da Comissão de Oncologia da revista científica The Lancet.

O relatório, publicado nesta semana, foi elaborado por cientistas de toda a Europa, que analisaram dados da doença e de estudos sobre o tema, concluindo que algumas lacunas provocadas pela pandemia da Covid-19 podem permitir o avanço dos casos em 10 anos.

Isso porque, em meio ao foco no coronavírus e a pessoas que deixaram de fazer exames de rotina ou ir ao médico por causa das restrições. É possível que um milhão de diagnósticos de câncer tenham deixado de ser dados. 

Para reverter o cenário, o estudo recomenda que seja aumentado o orçamento para pesquisas sobre os impactos da pandemia na epidemiologia da doença e sobre as falhas no sistema de saúde europeu.

"Estimamos que aproximadamente um milhão de diagnósticos de câncer foram perdidos em toda a Europa durante a pandemia. Estamos em uma corrida contra o tempo para encontrar esses cânceres ausentes. Além disso, vimos um efeito assustador na pesquisa do câncer com laboratórios fechados e ensaios clínicos adiados ou cancelados na primeira onda da pandemia”, destaca o professor Mark Lawler, da Queen's University, em Belfast, Reino Unido, presidente e principal autor da comissão da Lancet, em comunicado.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.