Estudo mostra que bebês neandertais comiam alimentos sólidos aos seis meses
Neandertais viveram entre 70 mil e 45 mil anos atrás na Itália

Foto: Reprodução
Um estudo publicado no periódico Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS), mostra que cientistas analisaram três dentes de leite de crianças neandertais, a espécie mais próxima aos humanos modernos, e conseguiram entender o ritmo do crescimento e o tempo de início do desmame. Os neandertais viveram entre 70 mil e 45 mil anos atrás em uma região no nordeste da Itália.
A partir dos dentes, que tinham forma de linhas de crescimento, puderam ser entendidas através de técnicas histológicas. Combinando isso com dados químicos obtidos por meio de espectrômetro de massa a laser, os cientistas foram capazes de mostrar que esses neandertais introduziam alimentos sólidos na dieta de seus filhos entre os cinco e seis meses de vida.
"Nos humanos modernos, de fato, a primeira introdução de alimentos sólidos ocorre por volta dos 6 meses, quando a criança necessita de um suprimento alimentar mais energético. Agora, sabemos que também os neandertais começavam a desmamar seus filhos quando os humanos modernos o fazem", comenta Alessia Nava, da Universidade de Kent, no Reino Unido e coautora da pesquisa, em nota.
"Os resultados deste trabalho implicam demandas de energia semelhantes durante a primeira infância e um ritmo próximo de crescimento entre o Homo sapiens e os neandertais."