Estudo revela que a covid-19 demora até 1 mês para desaparecer do corpo
Os pesquisadores também apontam que o índice de testes com falso negativo é alto durante a recuperação

Foto: Reprodução
Um estudo italiano revelou, nesta quinta-feira (3), que a carga viral da covid-19 pode demorar de 30 a 36 dias dentro do corpo humano após o primeiro resultado positivo e até durante a fase de recuperação. As informações foram publicadas no "British Medical Journal".
A pesquisa foi feita diante da análise de 4.538 pacientes infectados pela doença na região de Emilia-Romagna, na Itália. Todos foram diagnosticados com o vírus do dia 26 de fevereiro a 22 de abril. Do total do grupo, 428 morreram.
Entre os pacientes sobreviventes, os cientistas realizaram novos testes durante três períodos: 15 dias após o primeiro teste RT-PCR positivo; 14 dias após o segundo resultado positivo; e 9 dias após o terceiro positivo.
Ao testar os pacientes diversas vezes durante a fase de recuperação, os cientistas observaram que a taxa de testes com resultados falsos negativos é relativamente alta no início infecção da Covid-19, ocorrendo em um falso negativo a cada cinco testes.
O resultado indicou que alguns pacientes apresentaram indícios do vírus no corpo e que ainda tinham risco de infectar outras pessoas.
Um outro dado importante mostra que, ao testar os pacientes durante os três estágios, os pesquisadores identificaram que o índice de testes com falso negativo é alto durante a recuperação, sendo um falso negativo para cada cinco testes.


