• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • EUA alerta sobre aparecimento de peixe cabeça-de-cobra, que respira fora d’água

EUA alerta sobre aparecimento de peixe cabeça-de-cobra, que respira fora d’água

'Se encontrar algum, mate e congele'

Por Da Redação
Às

EUA alerta sobre aparecimento de peixe cabeça-de-cobra, que respira fora d’água

Foto: Reprodução | USGS/BBC

O Departamento de Recursos Naturais da Geórgia fez um alerta aos pescadores. "Se você acredita que capturou um peixe cabeça-de-cobra, não o libere. Mate-o imediatamente e congele-o".

O peixe cabeça-de-cobra (Channa argus) recebe esse nome por causa de sua cabeça achatada. Mas são outras características que fizeram desse peixe um animal temido, desde o momento em que foi detectado pela primeira vez nos Estados Unidos, no início dos anos 2000.

Ele é originário da China, Rússia e da península da Coreia, e pode chegar a medir mais de 80 centímetros. Além disso, tem um grande apetite – se alimenta de outros peixes, rãs e pequenos lagartos.

Uma vez que o peixe aparece em um habitat, é difícil combatê-lo, por causa de sua alta taxa reprodutiva. Por conta disso, as autoridades da Geórgia lançaram em 8 de outubro um alerta ao público assim que um pescador capturou o primeiro exemplar desse peixe no Estado.

Em suas instruções, o Departamento de Recursos Naturais adiciona: "Lembre-se que este peixe pode sobreviver fora da água. Se for possível, faça fotos do exemplar e tome nota do local em que foi capturado (curso d'água, marcos terrestres, GPS)".

O comunicado oficial da Geórgia também recomenda que sejam tiradas fotos dos peixes, "inclusive imagens de detalhe da boca, barbatana e cauda", para que possam verificar se é mesmo o peixe, e, de modo algum devem soltá-lo de volta à água ou – nesse caso bem específico – nem mesmo na terra.

Os cabeças-de-cobra podem, além disso, sobreviver em água com baixas taxas de oxigênio, o que lhes dá uma vantagem competitiva em relação a outras espécies, como trutas e robalos, que precisam de mais oxigênio.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário