EUA anuncia operação 'Lança do Sul' para suposto combate ao narcotráfico
Comando Militar do Sul dos EUA foi reforçado com embarcações de guerra estacionadas próximo a costa da Venezuela

Foto: Official White House Photo by Daniel Torok
O secretário de Guerra dos Estados Unidos, Pete Hegseth, anunciou nesta quinta-feira (13) a operação "Lança do Sul" para, supostamente, combater o que ele classificou como "narcoterrroristas". O objetivo seria proteger os EUA das drogas.
O operação será realizada pelo Comando Militar Sul, que tem feito operações no Caribe e na América Latina. Em postagem na rede social X (antigo Twitter) Hegseth escreveu: "Liderada pela Força-Tarefa Conjunta Southern Spear e o Comando Militar do Sul, essa missão defende nossa pátria, remove narcoterroristas do nosso hemisfério e protege nossa pátria das drogas que estão matando nosso povo. O hemisfério Ocidental é a vizinhança da América – e nós o protegeremos."
Os Estados Unidos tem intensificado a presença militar perto da costa da Venezuela, com aviões de guerra e navios. Em janeiro deste ano, o comando sul também anunciou em seu site a operação Lança do Sul para a implantação de sistemas robóticos que iriam auxiliar na detecção e monitoramento do tráfico ilícito.
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, tem considerado a intensificação da presença militar americana como um preparatório para uma eventual invasão.


