EUA: Câmara inicia debate de 2º impeachment de Trump

Republicano deve se tornar nesta quarta o 1º presidente americano a sofrer 2 impeachments

[EUA: Câmara inicia debate de 2º impeachment de Trump]

FOTO: Joshua Roberts/Reuters

Congressistas começaram a analisar nesta quarta-feira (13), o segundo processo de impeachment do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na Câmara dos Representantes. Como a maioria da Casa é democrata, Trump deve se tornar o primeiro presidente americano da história a sofrer dois impeachments. Após a invasão, o evento acontece com a segurança reforçada no Capitólio.

No primeiro impeachment, Trump foi condenado pela Câmara mas absolvido pelo Senado, sendo que nenhum deputado republicano e só um senador do partido votou contra o presidente.

No segundo processo de impeachment, Trump é acusado formalmente de incitar à violência que resultou na invasão do Capitólio, a sede do Congresso americano, na semana passada. Ao contrário do Brasil, o presidente dos EUA não é afastado quando o processo de impeachment é aprovado na Câmara. A remoção definitiva só ocorre caso o processo seja aprovado também pelo Senado. Dessa forma, ele deve permanecer no cargo até a próxima quarta-feira (20), quando Joe Biden será empossado.

Na última terça-feira (12), o presidente americano falou com jornalistas pela primeira vez desde a invasão e afirmou que há "muita raiva" sobre o novo processo de impeachment e que se trata da "continuação da maior caça às bruxas da história da política".

Votação

Na história dos EUA nenhum presidente americano teve o impeachment aprovado no Senado. Antes de Trump, Andrew Johnson e Bill Clinton também tiveram seus processos de impeachment aprovados pela Câmara e foram absolvidos pelos senadores. Já Richard Nixon renunciou antes de o processo ser votado na Câmara.

A dúvida é se os senadores republicanos que romperam com Trump conseguirão formar a maioria de dois terços no Senado para destituí-lo (na Câmara é preciso apenas maioria simples para o processo avançar). 

Entre os congressistas que anunciaram voto contra Trump estão:

-Liz Cheney, deputada por Wyoming: terceira republicana mais importante da Câmara e filha do ex-vice-presidente dos EUA Dick Cheney, afirmou que votará pelo impeachment pelo papel que o presidente teve na "morte e destruição no espaço mais sagrado de nossa República";
-John Katko, deputado por Nova York: ex-promotor federal, foi o primeiro republicano a anunciar publicamente que apoiaria o impeachment;
-Adam Kinzinger, deputado por Illinois: crítico frequente de Trump, afirmou que o presidente americano "encorajou uma multidão enfurecida a invadir o Capitólio dos Estados Unidos";
-Fred Upton, deputado pelo Michigan: disse em comunicado que votaria pelo impeachment após o Trump “não expressar arrependimento” pelo que aconteceu no Capitólio;
-Jaime Herrera Beutler, deputada pelo estado de Washington: disse que votaria pelo impeachment por acreditar que o presidente violou seu juramento: "Vejo que meu próprio partido será melhor atendido quando aqueles entre nós escolherem a verdade".
 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!