EUA tentará negociar com a Rússia possível troca de prisioneiros que inclua Brittney Griner

Na quinta-feira (4), um tribunal russo condenou a jogadora americana de basquete a nove anos de prisão por tráfico de drogas

[EUA tentará negociar com a Rússia possível troca de prisioneiros que inclua Brittney Griner]

FOTO: Reprodução/Twitter

O governo dos Estados Unidos tentará negociar com a Rússia uma troca de prisioneiros que inclua a estrela do basquete Brittney Griner, afirmou nesta sexta-feira (5) o secretário de Estado, Antony Blinken. Na quinta-feira (4), um tribunal russo condenou a jogadora americana a nove anos de prisão por tráfico de drogas.

"O ministro das Relações Exteriores (da Rússia, Serguei) Lavrov afirmou esta manhã (...) que estão dispostos a participar em uma troca de presos. E vamos buscar isto", disse Blinken durante uma reunião com chanceleres de países do sudeste asiático no Camboja.

O secretário também ressaltou o "uso de detenções ilícitas por parte de Moscou para promover sua própria agenda". Ele mostrou ser contra o uso de "indivíduos como peões políticos".

Durante uma entrevista coletiva no Camboja, Lavrov declarou que a Rússia está disposta a "discutir o tema, mas apenas no âmbito do canal (de comunicação) que foi estabelecido pelos presidentes (Vladimir) Putin e (Joe) Biden".

"Há um canal especial acordado pelos presidentes e, apesar de algumas declarações públicas, segue funcionando", acrescentou Lavrov.

Detida em fevereiro na cidade de Moscou, pouco antes do início da invasão russa da Ucrânia, com um vape que continha óleo a base de cannabis, a bicampeã olímpica virou mais um elemento na crise geopolítica entre Rússia e Estados Unidos.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!