Retomada das exportações de grãos ucranianos pode reduzir preços dos grãos no Brasil

A produção de grãos no Brasil deve atingir 272,5 milhões de toneladas na colheita 2021/2022

[Retomada das exportações de grãos ucranianos pode reduzir preços dos grãos no Brasil]

FOTO: Reprodução/ Agência Brasil

Os grãos agrícolas podem ficar até 34% mais baratos para os consumidores brasileiros até o fim de 2022, segundo uma projeção feita pela Safras & Mercado, maior consultoria do ramo no Brasil, a pedido da CNN. 

O barateamento dos insumos dentro do país é consequência da menor necessidade de exportação dos grãos nacionais, já que o mercado mundial voltou a contar com uma grande vendedora de milho e trigo: a Ucrânia.

Somente nos dez dias após Rússia e Ucrânia assinarem um acordo de reabertura dos portos, o preço do trigo registrou uma queda de 17,2%. E a projeção feita pela Safras & Mercado é que o valor do produto caia mais 16,9% até dezembro. Segundo a consultoria, não é possível dizer ainda que os preços dos produtos serão totalmente restabelecidos, já que existem incerteza para os próximos meses.

A Ucrânia é o 4º maior exportador de grãos no mundo, atrás de Estados Unidos, Argentina e Brasil. O desbloqueio dos portos ucranianos é considerado essencial para garantir a segurança alimentar global.

A produção de grãos no Brasil deve atingir 272,5 milhões de toneladas na colheita 2021/2022. O volume é 6,7% maior em relação à temporada anterior. Os dados são da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

O milho, o sorgo, grão utilizado na preparação de ração de animais como o frango, também tende a registrar recorde de produção com colheita estimada em 3 milhões de toneladas.

O crescimento do grão chega a 75% em comparação à safra de 2019 quando foi registrada produção de 5,1 milhões de toneladas.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!