Evento em Brasília esvazia plenário e Alba adia para quarta votação da urgência do 21º empréstimo de Jerônimo
Presidente da Casa, Ivana Bastos, participa da 1ª Marcha Nacional dos Deputados Estaduais com comitiva baiana

Foto: Reprodução
A Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) deve votar na quarta-feira (26) o requerimento de urgência do 21º pedido de empréstimo enviado pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT). A expectativa é que a presidente da Casa, Ivana Bastos (PSD), retorne de Brasília ainda na noite desta terça-feira (25) para presidir a sessão plenária.
A mudança na data da votação, normalmente realizada às terças-feiras, havia sido antecipada pela própria presidente na semana passada. Desde segunda-feira (24), ela e uma comitiva de parlamentares participam da 1ª Marcha Nacional dos Deputados Estaduais em Defesa dos Parlamentos, organizada pela União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), em Brasília.
Por conta do evento, a sessão plenária desta terça-feira (25) foi esvaziada. Aberta pelo deputado estadual José de Arimateia (Republicanos), durou menos de 15 minutos e registrou menos de três parlamentares no plenário, o que impossibilitou qualquer avanço na pauta.

Foto: Reprodução/TV Alba
Após encerrar a sessão, Arimateia explicou à imprensa que a baixa presença se deveu à participação dos colegas na Marcha.
“Vários colegas estão em Brasília. Foi por conta disso que tivemos a sessão esvaziada. Eu não fui porque precisei participar de uma audiência públical”, explicou o parlamentar.
Marcha em Brasília
A Marcha, que discute prerrogativas legislativas e o fortalecimento do federalismo, começou na segunda-feira (24) e termina nesta terça-feira (25).
O primeiro dia foi marcado pelo Encontro Nacional de Legisladoras, realizado na Confederação Nacional dos Municípios, com debates sobre a ampliação da presença feminina na política e o lançamento do Fórum Nacional de Mulheres Legisladoras.
Ivana Bastos participa da programação acompanhada da deputada Fabíola Mansur (PSB), secretária da Bahia na Unale; da vice-presidente da Alba, Fátima Nunes (PT); da deputada Olívia Santana (PCdoB); e dos deputados Marquinho Viana (PV) e Samuel Júnior (Republicanos).


