Eventos com grandes públicos são recomendados a partir da cobertura vacinal de 80%
Fiocruz alerta sobre cautela na retomada dos eventos

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Segundo o Boletim do Observatório Covid-19 da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), divulgado na última quinta-feira (04), a recomendação para a retomada de eventos com a presença de grandes públicos requer que ao menos 80% da cobertura vacinal no país esteja completa.
Além disso, o boletim alerta que as campanhas de vacinação precisam ser estendidas também à adolescentes e crianças. Segundo a Fiocruz, o tipo de comportamento social do primeiro grupo faz com que a intensidade de circulação nas ruas e a convivência com pessoas de outras faixas etárias e classes sociais mais vulneráveis sejam maiores.
“Por isso, é equivocado pensar que, com a população somente adulta coberta adequadamente, a retomada irrestrita dos hábitos que aglomeram pessoas é possível”, afirmam os pesquisadores em boletim.
A cobertura vacinal no país, de toda a população, atingiu recentemente o patamar de 55% de vacinados. O boletim afirma que o número ainda está longe de ser o ideal e que é preciso alertar para que os públicos voltem aos postos para completar o esquema vacinal.
Outras medidas como distanciamento físico, uso de máscaras, higienização das mãos e a cobrança de comprovante de vacinação também são defendidas pelos pesquisadores da Fiocruz. Citando países como o Estados Unidos, que por ter uma baixa adesão da população aos imunizantes contra a Covid-19, voltou a apresentar surto de casos da doença.