• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Evo Morales vota nas eleições presidenciais da Bolívia mesmo foragido da polícia

Evo Morales vota nas eleições presidenciais da Bolívia mesmo foragido da polícia

Neste domingo mais de 7,9 milhões de bolivianos decidem entre dois candidatos de direita, após 20 anos de governo socialista

Por Da Redação
Às

Atualizado
Evo Morales vota nas eleições presidenciais da Bolívia mesmo foragido da polícia

Foto: © Arquivo/Roosewelt Pinheiro/Agência Brasil

O ex-presidente da Bolívia Evo Morales (2006-2019), mesmo foragido da polícia, votou neste domingo (19) em um vilarejo no Chapare, em Cochabamba, para as eleições presidenciais no país. 

Escondido desde uma ordem de prisão por  tráfico de menor idade, o que nega, é proibido de concorrer às eleições por determinação da justiça, o ex-líder está vivendo em um região cocaleira protegido por  guarda indígena. 

Apesar disso, no primeiro turno,  coordenou uma campanha contra a de direita pedindo a população que votasse nulo. A mobilização acabou fazendo com que este tipo de voto atingisse o recorde totalizando 19,2%. No segundo turno, porém, o ex-presidente deixou que a população vote livremente afirmando que vai "batalhar nas ruas" se a direita assumir o poder.
 

Sobre as eleições

Após 20 anos de governo socialistas, os mais de 7,9 milhões de bolivianos começaram a decidir neste domingo o próximo presidente. O segundo turno está sendo disputado por dois candidatos da direita: o ex-presidente e engenheiro Jorge Quiroga (2001- 2002), de 65 anos; e o senador, economista e filho do ex-presidente Jaime Paz Zamora ( 1989-1993),  Rodrigo Paz, de 58 anos.

Apesar de ambos serem de direita e concordarem quanto a necessidade de cortes em gatos públicos, a exemplo do subsídio aos combustíveis, suas propostas são diferente. Enquanto Quiroga pretende injetar US$ 12 bilhões ( R$ 64 bilhões) na economia com empréstimos internacionais para reverter a recessão enfrentado pelo país em 40 anos, Paz apresenta como proposta a descentralização atrelado a programas de formalização do trabalho, redução d impostos e fim das barreiras burocráticas, tudo isso sem solicitar créditos até a restruturação das finanças internas.   

No parlamento, a maior bancada é do candidato Paz. Quiroga aprece em segundo lugar como mais números de representantes. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário