Ex-aliado de Hugo Chávez morre em decorrência da Covid-19 na Venezuela
General estava detido desde 2015 acusado de conspirar contra Nicolás Maduro

Foto: Miguel Gutierrez/AFP
O general Raúl Baduel, considerado um dos presos políticos mais emblemáticos da Venezuela, por já ter sido ministro da Defesa do presidente Hugo Chávez, morreu vítima da Covid-19, sob custódia, de acordo com informações do procurador-geral na última terça-feira (12).
"Lamentamos o falecimento de Raúl Isaías Baduel de parada cardiorrespiratória, decorrente da Covid-19", escreveu o procurador, Tarek Saab na conta do Twitter. O general havia tomado somente a primeira dose da vacina contra a Covid-19.
Baduel, que morreu aos 66 anos, auxiliou na restituição do poder a Chávez, depois do golpe de estado em abril de 2002, que o tirou por um breve período do cargo, mas logo virou adversário.
O ex-mininstro cumpriu aproximadamente oito anos de pena por corrupção e após ser colocado em liberdade, em 2015, voltou a ser detido, acusado de conspiração contra o atual presidente, Nicolás Maduro, que o destituiu da Força Armada e o rebaixou.