Ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica está em estado terminal, diz esposa
Mujica, de 89 anos, já havia anunciado em janeiro que seu câncer no esôfago tinha se espalhado

Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula
José "Pepe" Mujica, ex-presidente do Uruguai, está em estado terminal e sob cuidados paliativos, disse sua mulher, Lucía Topolansky.
Topolansky disse também que os médicos estão "tentando fazer com que isso aconteça da melhor forma possível" e acrescentou que "este já é um final anunciado".
A imprensa questionou Topolansky por Mujica não ter ido votar nas eleições departamentais uruguaias ocorridas no domingo (11).
"Estou com ele há mais de 40 anos e estarei com ele até o fim. Foi o que prometi. O que tentamos fazer é preservar a privacidade da nossa família, mas com um personagem como o Pepe, é meio impossível", disse a mulher ao jornal La Diaria.
Mujica, de 89 anos, já havia anunciado em janeiro que seu câncer no esôfago tinha se espalhado para o fígado e que estava morrendo ao jornal Búsqueda: "Não posso fazer nenhum tratamento bioquímico nem cirurgia porque meu corpo não aguenta", disse. "O que peço é que me deixem em paz. Que não me peçam mais entrevistas nem nada. Meu ciclo já terminou. Sinceramente, estou morrendo. E o guerreiro tem direito ao seu descanso", acrescentou.