Ex-subsecretário da Saúde, Adil Duarte é nomeado novo diretor-geral do HGRS
Novo gestor diz que terá como foco o fortalecimento do SUS

Foto: Divulgação
O ex-subsecretário da Saúde, Adil Duarte, foi nomeado como o novo diretor-geral do Hospital Geral Roberto Santos (HGRS). Adial atuava como coordenador da residência de coloproctologia da instituição.
Adil Duarte também já foi diretor médico do HGRS em 2017 e é servidor estadual desde 1990. Ele é formado em medicina pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP), também possui residência em cirurgia geral e cirurgia torácica e é titular da Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP).
A chegada de Adil se dá após o pedido de exoneração do ex-diretor-geral José Admirço Lima Filho, que deixou o cargo, junto com mais cinco diretores, após alegações de "perseguição" pelo secretário estadual da saúde, Fábio Vilas-Boas.
Em comunicado, o novo diretor-geral disse que uma das principais pautas que irá abordar é o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). Ele também elogiou os gestores anteriores dizendo que eles "deixaram sementes virtuosas que frutificarão na melhoria dos diversos serviços".
Veja abaixo o comunicado na íntegra:
“Participo aos amigos e companheiros de jornada que recebi do Governo do Estado a nomeação para exercer o cargo de diretor do Hospital Geral Roberto Santos, o maior nosocômio da rede pública de saúde da Bahia. Aceitei a honrosa tarefa, depois de breve consideração, porque penso ser inadequado recusar colaboração quando a origem da convocação está no incumbente do executivo estadual e, longe de ser cabotino, se reúne condições para arrostar a missão.
É sem dúvida grande desafio!!
Penso em quatro condutas balizadoras que desejo implementar na gestão:
1- jamais decepcionar aqueles que me fizeram o convite, aplicando todo esforço para bem conduzir os destinos do hospital, com denodo e abnegação.
2- sempre visar ao fortalecimento do SUS, conquista constitucional que, se bem gerido, será fator de paz social.
3- elevar o bom conceito do servidor público (classe a que pertenço faz 30 anos), ao valorizar o mérito e o compromisso com a instituição.
4- cultivar, para fazer aprimorar, o trabalho de bom nível dos que me antecederam na função. Eles deixaram sementes virtuosas que frutificarão na melhoria dos diversos serviços, com certeza.
Espero sinceramente contar com o apoio de todos. Agradeço desde já. Abraço forte.”


