Exame para detectar AVC pode revelar infecção por Covid-19, diz estudo

Descoberta pode ajudar na identificação precoce da doença

[Exame para detectar AVC pode revelar infecção por Covid-19, diz estudo]

FOTO: Agência Brasil

Um estudo realizado pela King´s College London, no Reino Unido, publicado no American Journal of Neuroradiology na sexta-feira (18), assegura que a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, pode ser diagnosticada no mesmo exame utilizado para detectar o Acidente Vascular Cerebral (AVC). Segundo o estudo, a tomografia computadorizada dos vasos sanguíneos da cabeça e pescoço foi capaz de capturar a chamada "opacidade em vidro fosco", que ocorre em doenças pulmonares como a Covid-19, durante exames de emergência. De acordo com o pesquisador Tom Booth, líder do estudo, a descoberta pode ajudar na identificação precoce da doença. 

Para realizar o estudo os pesquisadores examinaram 225 pacientes em três hospitais de Londres. Ainda de acordo com Booth, quando a equipe detectou essa alteração nos pulmões dos pacientes durante o exame de emergência, foi capaz de diagnosticar a Covid-19 de forma confiável e precisa.  “Isso é realmente relevante, dadas as limitações do teste PCR para diagnosticar a Covid-19, pois leva tempo e às vezes é impreciso", afirmou por meio de nota. 

“Esses resultados são úteis porque as alterações provocadas pela Covid-19 são simples para radiologistas e outros médicos observarem. Esta é uma informação gratuita em uma varredura destinada a outra finalidade, mas extremamente valiosa", concluiu o pesquisador.
 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!