Exército americano vai realizar treinamento militar no Brasil em novembro

Ação vai durar cerca de 20 dias em região no Vale do Paraíba, em São Paulo

[Exército americano vai realizar treinamento militar no Brasil em novembro]

FOTO: Reprodução

O presidente Jair Bolsonaro assinou um decreto permitindo o ingresso e a permanência temporária de forças militares dos Estados Unidos no território nacional para atuação no exercício de adestramento, um tipo de treinamento militar, entre 28 de novembro e 18 de dezembro de 2021, na região do Vale do Paraíba, no trecho entre os Municípios de Resende (RJ) e Lorena (SP).

Os exercícios de adestramento combinados com o Exército dos EUA, chamados de CORE (Combined Operations and Rotation Exercises), foram idealizados durante XXXVI Conferência Bilateral de Estado-Maior BRASIL-EUA, realizada em outubro de 2020. O objetivo é incentivar a interoperabilidade entre os dois exércitos.

De janeiro a março deste ano, o primeiro exercício foi realizado em Fort Polk, no Estado de Luisiana, EUA. Os exercícios estão previstos para acontecer todos os anos até 2028.

“Ressalte-se que iniciativas como esta se inserem no contexto do Acordo Bilateral entre o Governo da República Federativa do Brasil e o Governo dos Estados Unidos da América sobre Cooperação em Matéria de Defesa, firmado em Washington, em 12 de abril de 2010, e promulgado pelo Decreto nº 8.609, de 18 de dezembro de 2015”, diz o Ministério da Defesa, em comunicado à imprensa.

A organização e execução do Exercício de adestramento CORE 21 ficam sob responsabilidade da pasta comandada pelo general Walter Braga Netto, por intermédio do Comando do Exército.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!