Exército de Israel mata 18 palestinos em um dia; três morreram ao tentar buscar ajuda humanitária
Entre 27 de maio e 31 de julho, 859 pessoas perderam a vida nas imediações dos centros de distribuição de comida

Foto: Reprodução/X
Pelo menos 18 palestinos foram mortos na Faixa de Gaza e outros 36 ficaram feridos, devido a ataques aéreos e disparos israelenses, neste sábado (2). Três deles estavam próximo ao centro de distribuição da Fundação Humanitária de Gaza (FHG), em busca de comida, quando foram atingidos e mortos.
As informações foram divulgadas pela agência Associated Press. As mortes ocorrem um dia depois que funcionários dos Estados Unidos visitarem um centro e o embaixador de Washington em Israel, Mike Huckabee, classificar a distribuição realizada pela FHG como "uma façanha incrível".
Entre 27 de maio e 31 de julho, 859 pessoas perderam a vida nas imediações dos centros da Fundação, segundo um relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) publicado na quinta-feira (31).
Além dos alvos de disparos, sete palestinos morreram por causas relacionadas à desnutrição na Faixa de Gaza nas últimas 24 horas, segundo dados do Ministério da Saúde do território divulgados neste sábado.
A escassez de alimentos na localidade tem gerado uma série de alertas pela comunidade internacional. Segundo o Ministério da Saúde de Gaza, controlado pelo Hamas, pelo menos 130 pessoas morreram por desnutrição desde o início do conflito, em outubro de 2023, até o dia 27 de julho. Entre elas, 81 eram crianças e adolescentes.
A campanha militar israelense em Gaza começou após o ataque sem precedentes do Hamas, no dia 7 de outubro de 2023, que resultou na morte de quase 1,2 mil pessoas, em sua maioria civis.
Na ocasião, 251 pessoas foram feitas reféns pelo Hamas, das quais 50 seguem em cativeiro. Destas, 27 estariam mortas, segundo o Exército. De acordo com o Ministério de Saúde de Gaza, controlado pelo Hamas, o conflito já deixou 59.587 palestinos mortos, majoritariamente civis.
LEIA TAMBÉM:
• Israel retoma envio aéreo de comida a Gaza após críticas por fome na região
• Israel anuncia a entrada de 120 caminhões com ajuda humanitária em Gaza
• População saqueia caminhões de comida em Gaza; fome matou mais de 130
• Gaza tem cinco mortos por fome em 24 h; ONU vê ajuda ineficiente de Israel
• "Cadáveres ambulantes": Fome prolongada em Gaza diminui expectativa de vida na região; ao menos 43 palestinos morreram de desnutrição em seis dias